O britânico usou um detector de metais para achar o tesouro escondido num terreno
Na primeira vez em que usou um detector de metais, James Hyatt, 4 anos, achou um pingente de ouro do século 16 que pode valer milhões. O menino estava brincando num terreno com o detector de metais do avô quando encontrou o “tesouro”. O pai, Jason, 34 anos, atordoado com a possível descoberta, cavou oito centímetros e, então, desenterrou a preciosidade.
James Hyatt achou medalha de ouro. |
“James ficou muito animado quando percebeu que tinha encontrado um tesouro, mas ele ainda é jovem demais para entender o real significado do pingente”, afirmou o pai ao jornal Daily Mail. O menino também contou como tudo aconteceu: ele estava segurando o detector quando o aparelho começou a emitir um som, “bip, bip, bip”. “Fiquei feliz porque conseguimos achar o tesouro mesmo sem um mapa igual ao dos piratas”, disse James. A descoberta aconteceu em 2009, em Hockley, Inglaterra. De tanto fazer perguntas sobre o detector de metais do avô, ele deixou o neto brincar com o aparelho. O detector era, inclusive, maior do que a criança.
O pingente passou por rigorosos testes e foi confirmado que é 73% de ouro. Nele, aparece gravado a imagem de Maria, mãe de Jesus, segurando uma cruz. Em volta estariam corações sangrando e os nomes dos três Reis Magos que seguiram a estrela de Belém até o nascimento de Cristo. Jason entrou em contato com o Museu Britânico na época da descoberta. Em carta, a instituição afirmou que a peça tem marcas medievais e que deve ter pertencido a a uma pessoa da realeza ou do alto clérigo. Provavelmente, caiu quando alguém estava caçando naquela área. Além disso, até hoje apenas três peças desse tipo foram encontradas – uma delas foi vendida em leilão, em 1986, por 1,3 milhões de libras (aproximadamente R$ 3,6 milhões de reais).
A relíquia continua em avaliação, mas o Museu Britânico e o Museu Southend já manifestaram interesse
James pode se considerar um menino de sorte. Fazia 15 anos que seu avô rastreava o solo daquela região como um hobby sem jamais ter encontrado algo.
James disse: "Eu estava segurando o detector e foi bip, bip, bip. Então, nós cavamos na lama. Havia ouro. Não tínhamos um mapa - só piratas tem mapas do tesouro ".
Os lados do relicário têm cerca de uma polegada de comprimento e é 73 por cento de ouro.
A frente é gravada com uma imagem da Virgem Maria, segurando uma cruz enquanto a traseira tem cinco corações sangrando.
Apenas três outros relicários desse tipo são conhecidos por terem sobrevivido.
O achado de James será avaliados e depois colocados à venda às instituições, incluindo o Museu Britânico.
www.dailymail.co.uk e G1
Postado por Joel às 00:06
Marcadores: menino, milhões, ouro, pingente, tesouro